Ação da Prefeitura e Instituto Amai segue até o dia 26, oferecendo consultas e óculos
O Mutirão Oftalmológico promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, em parceria com o Instituto Amai, iniciou na terça-feira (21) e segue até sexta-feira (24) na zona urbana, no Centro Cultural Glauber Rocha, das 7h às 12h e das 13h às 17h. A ação tem como objetivo atender a demanda reprimida por consultas oftalmológicas na rede municipal de saúde e educação. Algumas pessoas já aguardavam a consulta há mais de 5 meses.
Mais de 3.500 pessoas devem ser atendidas durante a semana, sendo 2.400 consultas na sede principal e 1.100 na zona rural, que receberá o mutirão nos dias 25, no Distrito de José Gonçalves (Praça Matriz), e 26, no Bate-Pé (ao lado da Unidade de Saúde).
Serão entregues 1.300 óculos para pacientes que tiverem prescrição médica, com escolha de armação no local e entrega das lentes em até 60 dias.
O mutirão atende estudantes e profissionais da rede municipal de ensino, além de pessoas de 10 a 65 anos, mediante agendamento prévio nas unidades de saúde ou, quando houver disponibilidade de senhas, demanda espontânea.
Serviços oferecidos:
-
Avaliação da acuidade visual
-
Detecção de patologias oftalmológicas, como catarata e retinopatia diabética
-
Triagem para necessidade de óculos
Documentos necessários:
-
Cartão SUS
-
Documento de identificação com foto
-
Solicitação de consulta com oftalmologista
-
Comprovante de residência
A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), através de verba parlamentar.