Simtrans promove campanha de conscientização com ênfase na simulação de efeitos do álcool ao dirigir

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana realiza, entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, uma campanha de conscientização e educação no trânsito em praças e locais de grande movimentação da cidade. O objetivo da ação é aproximar a população dos serviços de trânsito e chamar atenção dos condutores para as consequências de infrações graves como a de dirigir embriagado.

Nesta terça-feira (27), os agentes montaram uma estrutura na Praça 9 de Novembro com uma pista interativa. Utilizando óculos com lentes especiais que simulam a percepção alterada por substâncias psicoativas, os voluntários foram desafiados a completar o percurso. Ao final da atividade, os participantes receberam brindes.

Segundo a agente de Trânsito Andréa Carla, o Simtrans costuma fazer as campanhas logo no começo do ano como alerta específico no período de festas e férias escolares. “Dessa vez o nosso foco é a alcoolemia. Estamos aqui na praça para mostrar ao cidadão, à população, os perigos do uso de entorpecentes nas vias, reforçando a mensagem para o Carnaval: se dirigir, não beba”, afirmou.

Participando pela primeira vez da simulação, o borracheiro Roque Bento considerou a experiência com os óculos especiais importante para instruir sobre os efeitos do álcool. “Acho que é muito importante porque a principal mensagem que esse teste faz é a simulação da sua consciência, da sua visão quando você está um pouco alcoolizado. E a gente sabe que esse mês de fevereiro é mês de carnaval e os índices de acidente aumentam muito”, afirmou o participante.

O gerente de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Cláudio Azevedo, salientou que as campanhas de trânsito, principalmente aqui em locais abertos e bem frequentados influenciam o comportamento dos motoristas e pedestres. “Queremos trazer uma consciência que, no trânsito, o bem maior é a vida. É suma importância conscientizarmos aqui na praça, trazendo eles para vivenciar na prática com um percurso bem interativo, como é que ele se sentirá caso esteja alcoolizado”, complementou Cláudio.

Além das orientações do Simtrans, profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) prestaram atendimento sobre acidentes de trabalho e distribuíram brindes. A ação contou ainda com o apoio das empresas parceiras Yamaha, Protege Mais Proteção Veicular e Faculdade Uninassau.

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Relacionadas

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Mais lidas

Noticias Recentes

Noticias Relacionadas