Após fim do convênio com Unimec, SMS anuncia medidas para reorganização de urgência e emergência

O convênio de prestação de serviços ao SUS entre o  Hospital Unimec e o Município de Vitória da Conquista será encerrado no dia 28 de fevereiro, com a interrupção oficial dos serviços na porta de urgência e emergência.Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou nesta terça-feira (10) que já iniciou a reorganização dos fluxos assistenciais, incluindo internações, cirurgias e, principalmente, as portas de entrada de urgência e emergência. Também publicou edital para contratação de serviços de média e alta complexidade. O objetivo central é assegurar que a transição ocorra sem prejuízos à assistência hospitalar e com total segurança para os usuários.

De acordo com a secretária de Saúde, Fernanda Maron, a pasta foi surpreendida com um ofício do hospital comunicando o encerramento do contrato na última sexta-feira (6). Em dezembro de 2025, havia sido firmado um acordo para contrato emergencial, porém, a instituição optou 

Como resposta imediata, a SMS publicou um edital de Chamada Pública, no último dia 2 de fevereiro, para a contratação de serviços de média e alta complexidade (ambulatorial e hospitalar). “Este credenciamento possui uma tabela com valores já estabelecidos e pactuados junto ao Conselho Municipal de Saúde. Estamos aguardando que novos prestadores manifestem interesse em participar para que possamos manter a oferta de serviços com qualidade”, explica Fernanda.

Ainda segundo Fernanda, a Prefeitura está resolvendo a situação dessa rede com muito cuidado e critério técnico para garantir que o cidadão não fique desassistido. “O município está agindo com planejamento e transparência para oferecer resolutividade e cuidado aos nossos usuários”, afirma.

Estratégias 

O Hospital Unimec é responsável pelo atendimento de pacientes com perfil de classificação azul e verde (casos de menor complexidade, como dores de cabeça ou problemas gástricos leves). Para absorver essa demanda e evitar a sobrecarga de outras unidades, a Prefeitura reforça as seguintes medidas:

  • Unidades de Horário Estendido: O município conta com duas unidades de saúde, Admário Silva Santos e Régis Pacheco, com funcionamento das 17h às 22h , focadas exatamente no atendimento de fichas azuis e verdes, desafogando os prontos-socorros.
  • Fortalecimento da Atenção Primária: Reorganização dos atendimentos programados e de demanda espontânea nos postos de saúde.
  • Novas Frentes de Atendimento: A equipe técnica da SMS afirma que está em discussão permanente para implementar novas estratégias de rede que serão anunciadas em breve.

Com informaçoes da SECOM

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Relacionadas

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Mais lidas

Noticias Recentes

Noticias Relacionadas