CLIV – 36 anos dedicados à defesa dos animais em Conquista e Bahia


DRA HOSANA OLIVEIRA (LADO DIREITO, BLUSA AZUL) FOTO: ASCOM/CAMARAVC
A CLIV completa 36 anos de uma história de compromisso e amor aos animais, na cidade de Vitória da Conquista. A ativista e veterinária Dra. Hosana Oliveira, falou à nossa reportagem sobre as alegrias, dificuldades e parcerias que fizeram parte dessa trajetória de sucesso.
“A CLIV surgiu mediante a necessidade de ter um atendimento especializado para os animais de pequeno porte. Formei pela UFBA ,em Salvador ,com especialização em clinica e cirurgia de pequenos animais e ao retornar para a minha cidade queria dar um atendimento de primeira qualidade e colocar em prática os conhecimentos que adquiri ao longo dos cinco anos entre UFBa e USP”, conta Hosana.
“Trouxe para Vitória da Conquista uma estrutura diferenciada para o tratamento dos bichinhos, o que surpreendia muito as pessoas nesta época ,uma vez que os bichinhos na maioria das vezes ,eram consultados em balcões de farmácias veterinárias e em muitos casos sem sequer estarem presentes.Frente a esta realidade,surgiu uma CLIV inovadora,com conforto para os bichinhos,ambiente com características adequadas para os animais, exames laboratoriais e raio X, se adequando as novas tecnologias que o mercado oferecia”, explica Hosana.
FOTOS DO ANIVERSÁRIO DA CLIV:
ATIVISMO EM PROL DOS ANIMAIS – O trabalho de Hosana Oliveira não se restringiu apenas ao tratamento da saúde dos animais, A veterinária é conhecida em toda Bahia pela sua dedicação em prol da causa animal e apoio às diversas entidades e pessoas que também combatem os maus tratos aos bichinhos.
“Junto a esta preocupação em prestar um atendimento ímpar ,surgiu a necessidade de proteger também aqueles animais de rua que em diversas circunstâncias necessitavam de socorro e foi quando fundei a AMA – Associação Amiga dos Animais, que é uma instituição sem fins lucrativos e de lá para os dias atuais, não parei mais e onde estiver um bichinho sofrendo eu estarei sempre a disposição para amenizar esta dor.Na parte social,realizo movimentos como a CAOMINHADA que é uma forma espontânea de juntarmos proprietários de animais, para tranquilamente passearmos pela cidade de Vitoria da Conquista numa manhã de domingo”, conta Dra Hosana.
A CÃOMINHADA já se tornou tradição e sempre com um apelo para proteção aos animais.