Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 03 de dezembro, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) promoveu, nesta segunda-feira (09), a reestruturação de Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa com Deficiência com a entrega de 10 kits com equipamentos tecnológicos, que serão usados pelos municípios contemplados para fortalecer a política pública do segmento.
Os equipamentos foram entregues aos municípios de Cordeiros, Guajeru, Mirante, Macaúbas, Maetinga, Mucugê, Presidente Jânio Quadro, Vitória da Conquista, Tanque Novo e Ribeirão do Largo. Os kits contemplam armário para pasta suspensa; armário em aço; mesa para secretaria; projetor multimídia; impressora multifuncional; câmera fotográfica; cadeira de rodas; cadeira executiva com braço; notebook e gravador de voz, todos adquiridos através de emenda parlamentar.
Presente na entrega, o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, falou da importância desse trabalho articulado para fortalecer um segmento que merece um olhar sensível do poder público. “Esses kits serão de grande ajuda para que a política da pessoa com deficiência seja fortalecida ainda mais. São os conselhos que estão na ponta e sabem onde precisamos avançar para que os direitos sejam acessados por quem mais precisa. Por isso, equipar esses espaços é dar condições de trabalho e acessibilidade às pessoas”, afirmou Martins.
O objetivo da ação é fortalecer os Conselhos Municipais existentes e/ou implantá-los onde ainda não seja uma realidade local, ampliando assim, de forma qualificada, o acesso das pessoas com deficiência. “São ações como esta que interiorizam as ações do Estado e garantem política pública para quem mais precisa”, declarou o prefeito de Mirante, Lúcio Meira.
Também estavam presentes no ato o superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SJDHDS, Alexandre Baroni; o deputado federal e autor da emenda, Waldenor Pereira; o deputado estadual Zé Raimundo; a diretora Geral da SJDHDS, Simone Araújo; prefeitos e conselheiros das regiões beneficiadas.