
(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)
O artista plástico Mário Cravo Júnior, de 95 anos, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Teresa de Lisieux desde a última terça-feira (17), permanece em estado grave, mas apresentou melhora em relação ao quadro apresentado na chegada à unidade de saúde.A informação foi confirmada nesta segunda-feira (23) pela assessoria do Hospital Tereza de Lisieux.
Mário Cravo está internado no hospital desde o dia 17 de julho. Ele foi internado com um quadro de pneumonia. Em entrevista ao colunista Ronaldo Jacobina na quarta-feira (18), o filho do artista, Ivan Cravo, disse que o pai estava consciente e sua situação era estável. “Estamos confiantes”, disse.
Um dos trabalhos mais impressionantes do artista está em Vitória da Conquista. No alto da Serra do Periperi, de braços abertos e com os olhos voltados para a cidade, está o mais importante monumento de Conquista, o Cristo Crucificado, inaugurado em 1980. Com as feições do povo sertanejo, castigado pelo sol e pela seca, o Cristo esculpido por Mário Cravo em fibra de vidro, posto sobre uma estrutura de concreto armado, tem 17 metros de altura, sendo considerado o maior Cristo Crucificado do mundo.

“O Cristo de Mário Cravo”, obra que marca Vitória da Conquista
Em depoimento ao documentário de André Luiz de Oliveira, o escultor considera a obra um marco na sua carreira artística. “O Cristo Crucificado de Vitória da Conquista representa um momento muito peculiar da minha vida de artista e de escultor, é uma experiência de certa maneira incomum. Foi uma experiência impressionante em termos de realização técnica”, declarou.
Recentemente, o prefeito Herzem Gusmão esteve com o filho do artista, Ivan Cravo, apresentando a ele a proposta do Governo Municipal de restaurar a obra e revitalizar a área onde ela está localizada. Mário Cravo gravou um depoimento agradecendo. A Prefeitura já encaminhou ao Ministério do Turismo um projeto de restauração, cujo investimento para execução da obra está em torno de aproximadamente R$ 800 mil. Até o momento a obra ainda não foi iniciada, nem tem prazo para começar.
Nascido em 1923, Mário Cravo Júnior tem obras espalhadas pelo mundo. É Escultor, gravador, desenhista, além de professor.
Com informações do Correio*