A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação começou na última segunda-feira (8), mas a coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem encontrado dificuldades para reabastecer o estoque de vacinas contra a pólio nas unidades de saúde, pois o quantitativo repassado pelo Ministério da Saúde ao município ficou abaixo do esperado para atender a demanda.

Nesta semana, a SMS recebeu apenas mil doses do imunizante, que foram distribuídas entre as unidades de saúde das zonas urbana e rural. Cada unidade recebeu 25 doses para atendimento. “As vacinas estão sendo disponibilizadas nas unidades de acordo com o fornecimento pelo Ministério da Saúde, que as repassa ao estado e este, ao município. “O quantitativo é pequeno, mas a orientação que recebemos foi de iniciar a campanha com as vacinas que já tínhamos disponíveis, porque são vacinas de rotina”, explicou a coordenadora de Imunização, Patrícia Fernandes.

A campanha prossegue até o dia 8 de setembro, em todas as unidades de saúde, com a vacinação de crianças de um a menores de cinco anos contra a poliomielite, além de fazer a atualização das cadernetas de vacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos com as vacinas de rotina do calendário anual.

As vacinas ofertadas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Todos os imunizantes ofertados fazem parte do Programa Nacional de Imunização (PNI), são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).