Operação-Pipa do Exército reduziu quantidade de caminhões para Vitória da Conquista, diz Prefeitura
A Prefeitura de Vitória da Conquista tem aumentado o abastecimento de água potável nos locais onde não há água tratada. No mês de setembro, foram distribuídos 7,3 milhões de litros de água, contemplando cerca de 3.121 famílias de mais de 130 localidades do município – o que representa um crescimento de 35% em relação ao mês anterior. No mês de agosto, o Governo Municipal já tinha aumentado a capacidade de abastecimento – foram 5,4 milhões litros de água, contemplando 2.246 famílias de 116 localidades da Zona Rural.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), Breno Farias, explica que mesmo com poucos recursos, a ação se tornou necessária, pois a Operação-Pipa, promovida pelo Exército Brasileiro, vem diminuindo a quantidade de caminhões-pipas em Vitória da Conquista.
“O município já chegou a ter aproximadamente 40 carros do Exército. Ele foi diminuindo a quantidade de carros que nos atendia e, hoje, contamos com 10 carros”, disse Breno Farias.
Para garantir a chegada da água nas residências rurais, a Prefeitura começou a ampliar o número de carros-pipas e, atualmente, conta com 16 veículos, atendendo a população onde não há abastecimento por parte da Embasa. Mais da metade da área de Vitória da Conquista está no semiárido.
Além do abastecimento por carro-pipa, o município conta com mais de 160 sistemas simplificados. Os distritos de Inhobim, Cercadinho e Cabeceira do Jiboia, por exemplo, são assistidos com esse sistema. “A SMDR retira a água dos poços artesianos, coloca em caixas de 20 mil litros, faz a filtragem e, por último, o tratamento com cloração, para entregar água potável”, explicou. Nos últimos meses, foram implantados 16 chafarizes.
Esse tratamento, inclusive, é verificado uma vez por mês por um laboratório contratado a fim de garantir a qualidade da água para o usuário. Além da análise laboratorial mensal, a Prefeitura é responsável pela energia dos poços artesianos, a filtragem e a cloração.
Atualmente, 80% dos pedidos que chegam à secretaria são atendidos. Para fazer a solicitação, o interessado pode se dirigir à Rua Catão Ferraz S/N, Centro, ou ligue para (77) 3420-7034 e (77) 3420-7032.