Mendonça rejeita ação contra reajuste do Bolsa Família

Ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral
Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou nesta quinta-feira (17) a ação apresentada pelo deputado Zé Trovão (PL-SC) contra o reajuste dos benefícios do Bolsa Família.

A decisão foi tomada por motivos processuais. Com isso, o mérito do pedido não foi analisado.

Segundo o entendimento do ministro, um candidato a deputado federal não tem legitimidade para apresentar ação contra candidato à Presidência da República, já que os cargos são disputados em circunscrições eleitorais diferentes.

O Bolsa Família terá reajuste de 15%. O aumento corresponde à variação inflacionária medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre março de 2023 e agosto de 2026.

Com a atualização, o valor mínimo do benefício ficará em R$ 691. O valor médio pago chegará a R$ 777.

De acordo com o governo, a correção está prevista na legislação do programa e busca preservar o poder de compra das famílias beneficiárias.

Mais cedo, a Advocacia-Geral da União (AGU) informou que o reajuste está amparado na legislação por se tratar de um programa permanente. Segundo o órgão, os benefícios não eram corrigidos desde a criação do novo modelo do Bolsa Família, em 2023.

Com informações da Agência Brasil. Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE.

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Relacionadas

Siga o BCS em todas as Redes Sociais

Receba Notícias direto no seu Celular:

Mais lidas

Noticias Recentes

Noticias Relacionadas