Chuvas em Vitória da Conquista: Panorama e Santa Cecília tem desabamentos e famílias desalojadas. Defesa Civil em alerta
Fortes chuvas caem em Vitória da Conquista. A Defesa Civil registrou 05 ocorrências ontem e outras 15 nesta manhã. Duas famílias que residiam nos bairros Panorama e Santa Cecília ficaram desalojadas. Ontem, ocorreu o desabamento parcial de uma casa, e a moradora foi retirada do local pela Defesa Civil.
Outro imóvel, que abriga uma casa e uma marcenaria na parte baixa do Santa Cecília, próximo à Avenida Presidente Vargas, também foi invadido pela enxurrada devido ao transbordamento do canal, que causou a inundação. Mesmo durante as chuvas fortes em finais de 2021 e 2022, o canal não havia transbordado.
A prefeita Sheila Lemos foi ao bairro Santa Cecília, o mais afetado pelas chuvas. “Estávamos prevendo um volume de chuva de 30mm a 40mm no final de semana, de ontem até domingo, mas ontem, no início da noite, fomos surpreendidos por uma forte tempestade. Estima-se que tenham caído cerca de 70mm de chuva na parte alta da cidade, na região dos bairros Panorama e Santa Cecília, em 40 minutos”, disse.
Devido à oscilação da energia elétrica na cidade, alguns pluviômetros não puderam registrar a quantidade de chuva em alguns momentos, mas em um dado momento, foram registrados 55mm de chuva.
As chuvas que começaram na noite de ontem (20), devem persistir até domingo. Os temporais são decorrentes do avanço de uma frente fria sobre a região, incluindo o estado da Bahia, conforme informado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“Avisamos que estamos em alerta e que as equipes e equipamentos da Seinfra, Deserg, Sesep e Semma, bem como a Defesa Civil, permanecerão em plantão contínuo. Assim que as chuvas cessarem, iniciaremos a recuperação do pavimento danificado”, afirmou a prefeita.
Ver essa foto no Instagram