Conquista recebe este ano novas vagas para a Educação Integral. A iniciativa parte do Governo do Estado, que em 2018 oferta cerca de 30 mil vagas para a modalidade. Na cidade, 5 colégios oferecem o Ensino Integral, dentre eles o Colégio Estadual Dom Climério de Almeida Andrade, que neste ano inclui a modalidade em sua grade pela primeira vez. As matrículas tem início no dia 17, seguindo o cronograma de matrícula do estado.
O modelo de Educação Integral prevê que o aluno, para além das aulas tradicionais, desenvolva trabalhos ligados à arte, ciência, esporte, trabalho e cultura. Para isso, são oferecidas aulas relacionadas a estas áreas, como a de iniciação científica e pesquisa; a de educação ambiental e a de comunicação digital e uso de mídias.
Catarina Cerqueira, coordenadora da Educação Integral da Secretaria da Educação, afirma que “A ampliação do tempo e espaço pedagógicos na Educação Básica oportuniza ao estudante uma formação baseada nos seus projetos de vida e identidades”. A medina integra o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Estadual de Educação da Bahia.
Confira as escolas conquistenses que recebem o Ensino Integral em 2018:
Colégio Estadual Do Campo José Gonçalves
Colégio Estadual Dom Climério de Almeida Andrade
Colégio Estadual Modelo Luis Eduardo Magalhães
Escola Estadual Alaor Coutinho
Instituto de Educação Euclides Dantas
A lista com todas as escolas do Estado da Bahia a ofertarem o Ensino Integral pode ser conferida aqui.