Plano Operacional Segurança nas Escolas (POSE) é apresentado pelo comandante da Guarda Municipal (GM) de Vitória da Conquista
A prefeita Sheila Lemos aprovou o Plano Operacional Segurança nas Escolas (POSE), apresentado pelo comandante da Guarda Municipal (GM), Cristóvão Lemos. O serviço, anteriormente realizado por 12 guardas, deve ser executado por 35 agentes.
Para isso, o número de viaturas será dobrado, passando de três para seis veículos. Além disso, outras quatro escolas já possuem guardas fixos, que serão mantidos no local. O objetivo do plano é intensificar o trabalho do Grupamento da Ronda Escolar (GRE) nas escolas e creches da rede municipal de ensino, com foco em 15 das maiores escolas da rede ou aquelas que apresentam potencial de risco ou ameaça de casos de violência.
O comandante Cristóvão Lemos falou ainda sobre as articulações que a Guarda Municipal vem fazendo visando oferecer maior segurança aos estudantes das escolas municipais. “Estamos fazendo o alinhamento com a Secretaria Municipal de Educação, para providenciar mais duas viaturas e estender o serviço também à zona rural. A gente pretende ainda colocar a sede do GRE no Centro Cultural Glauber Rocha, onde há fácil acesso. E tem outras coisas também, como parceria com o Conselho Tutelar, Ministério Público e com outros órgãos de segurança envolvidos”, disse.
GRE
O Grupamento da Ronda Escolar foi formado em agosto do ano passado, com a finalidade de zelar pela segurança das escolas e creches municipais, tanto das instalações quanto da comunidade escolar. Além de rondas preventivas nas áreas externas das instituições, os agentes também realizam intervenções educativas, a exemplo de reuniões com pais de alunos, professores e diretores; e palestras voltadas aos estudantes, em que são trabalhados aspectos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), enfrentamento à violência nas escolas, bullying e combate às drogas.