Na manhã desta quarta-feira (28), aproximadamente 3 mil profissionais da Educação de Vitória da Conquista se reuniram para a Jornada Pedagógica 2026, entre gestores educacionais, professores, pedagogos, monitores escolares e auxiliares de vida escolar. Com o tema “Por uma educação inclusiva: conectada com o futuro”, o evento marca o início do ano letivo em toda a Rede Municipal de Ensino.
Em sua fala inaugural, a prefeita Sheila Lemos deu as boas vindas a todos, afirmando que o tema da jornada guia e desafia o Governo Municipal a construir um ensino transformador, acessível a todos e alinhado às demandas do amanhã. A prefeita também relembrou a expressiva marca de 100 escolas revitalizadas desde 2021 pelo Governo Municipal, número alcançado em novembro de 2025, e destacou a continuidade do programa de revitalização.

O ponto alto da manhã foi o anúncio da alteração da data-base para o pagamento do piso do magistério. A proposta será encaminhada para a Câmara de Vereadores, e entrará em vigor após aprovação e sanção.
“Todos sabem que, tradicionalmente, a nossa data-base era em abril. Isso significava que vocês tinham que esperar meses para ver a atualização do piso refletida no salário. Estamos mudando a data-base dos professores para 1º de janeiro! Foi preciso coragem e organização orçamentária para tirar esse direito do papel e transformá-lo em realidade. Para que isso acontecesse, fizemos um trabalho intenso de planejamento. Iremos encaminhar o Projeto à Câmara Municipal, alterando a data de revisão para janeiro. Como a Câmara está em recesso, garantiremos o pagamento retroativo a 1º de janeiro. O valor que é de vocês por direito já será pago integralmente”, completou a prefeita, garantindo que o diálogo com a categoria continua aberto e ativo.

O vice-prefeito Aloisio Alan expressou o respeito e admiração a todos os profissionais que fazem o dia a dia da Educação de Vitória da Conquista, que conta com 149 unidades de ensino atendendo quase 45 mil alunos matriculados em 2025, e contando com praticamente metade do quadro de servidores da Prefeitura. “Eu tenho certeza que todos os dias nós construímos o futuro das nossas crianças, mas principalmente vocês professores que estão dentro da sala de aula, vocês são os principais agentes para fazer com que a nossa sociedade possa ser cada vez melhor e igualitária. O Governo tem o compromisso com os professores, diretores e a sociedade, para melhorar cada vez mais a estrutura da nossa rede de ensino”.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Luciano Gomes afirmou que o Poder Legislativo não medirá esforços para aprovar o projeto que beneficiará os profissionais da educação do município. “Quero reafirmar o compromisso da Câmara Municipal de Vitória da Conquista com os servidores públicos municipais, especialmente os professores. Estamos aguardando ansiosamente por esse projeto de lei para que possamos aprová-lo, porque a educação se faz com a valorização dos profissionais. A educação de qualidade se constrói com diálogo, participação e compromisso coletivo”.
O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, ressaltou a importância da Jornada Pedagógica para o encontro dos profissionais que trabalham durante todo o ano pensando na formação dos jovens conquistenses. “É um evento que acontece todos os anos no início letivo e que este ano vem com o tema da educação inclusiva, conectada com o futuro. Vamos trabalhar durante todo ano a inclusão social, em todas as suas dimensões, na educação de Vitória da Conquista. Um momento muito especial, de celebração, reflexão e integração com todos os nossos professores e servidores”.
A presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp), Greissy Reis, parabenizou a equipe da Secretaria Municipal da Educação (Smed) pela escolha do tema da Jornada Pedagógica, e reconheceu os esforços do Governo Municipal quanto às reivindicações do piso do magistério. “Se nós estamos aqui, hoje, é pelos alunos e alunas do nosso município. O tema da nossa jornada é instigante, necessário e absolutamente atual, por isso parabenizo a equipe pedagógica da Smed. Precisamos lutar para que todos os estudantes tenham a oportunidade de lidar com a tecnologia. Saúdo à prefeita pela atitude acertada do pagamento do piso da carreira desde janeiro, e afirmo que isso é fruto de muito diálogo, então é uma conquista conjunta”.
Democracia e Gestão Escolar
A Jornada Pedagógica marcou também a posse dos diretores e vice-diretores eleitos para gerir as escolas no período 2026-2028, e premiações para as escolas destaque no Selo Escola Transparente e no Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe). “É importante lembrar que a Lei que alterou o Estatuto e o Plano de Carreira dos profissionais da educação, de autoria do nosso governo, democratizou ainda mais esse pleito e com isso tivemos a maior eleição da história”, considerou a prefeita.
A recém empossada diretora do CEI de Bate Pé, Maria das Graças Brito Santos, reconheceu o esforço do Governo Municipal para realizar tal medida. “Esse executivo, bem como toda equipe, não poupou esforços em modificar um estatuto que por mais de uma década estava engessado e representava algo antidemocrático e excludente. Então os parabenizamos”. A gestora escolar ainda falou da responsabilidade do trabalho e encorajou a todos, enfatizando que são capazes. “Tenhamos foco e determinação. Está em nossas mãos fazer acontecer para nossos alunos”, finalizou.

Um dos momentos mais tocantes da manhã foi a fala do pequeno Antony Bernardo Carvalho, de 7 anos. Aluno da Escola Municipal Maria Célia Ferraz, ele representou todos os estudantes da rede municipal de ensino na Jornada Pedagógica. “Foi na escola que eu aprendi a ler e a escrever, e fiquei muito feliz. Consegui ler as histórias sozinho, entender e realizar as tarefas. Hoje estou aqui representando todos os alunos de Vitória da Conquista. Vim aqui para dizer a todos vocês, prefeita, secretário e professores, que eu tenho um sonho: quando eu crescer eu quero ser professor, ginasta ou youtuber. Quero conhecer novos lugares, viajar, poder conhecer o mundo. Tenho certeza que os meus colegas também têm sonhos e só vão conseguir realizá-los se forem ajudados por vocês. A educação transforma vidas e eu sou prova viva disso”.
A abertura do evento contou ainda com apresentação artística de alunos da rede municipal de ensino, além do lançamento do Plano de Turismo Pedagógico, uma iniciativa da Coordenação Municipal de Turismo. Também participaram da mesa de abertura do evento o Coordenador Pedagógico da Smed, Ronilson Ferreira, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Gilvana Ferraz, a presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social, Cristiane Conceição, o assessor jurídico do Sinserv, Lucas Nunes, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, e a Controladora Interna da Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção, Larissa Almeida. Os vereadores Hermínio Oliveira, Adinilson Pereira, Paulinho Oliveira, Márcio de Vivi e Ricardo Gordo também prestigiaram o evento.













































