Nesta quarta-feira (8), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará apenas aplicação da 2ª dose da vacinação contra a Covid-19, agora voltada ao público que tem retorno para o dia 9 de setembro ou datas anteriores. Para evitar misturas e erros de imunização, os pontos de vacinação estão divididos por fabricantes.
Quem se imunizou com a Pfizer poderá tomar a 2ª dose das 9h às 16h, no drive-thru no Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), no bairro Kadija; ou no ponto fixo para pedestres do Ginásio da Nova Sião, no bairro Alto Maron.
Já a 2ª dose da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz estará disponível das 8h às 12h e das 14h às 16h, nas seguintes unidades de saúde: UBS Panorama, UBS Hugo de Castro (bairro Guarani), UBS Vila América, UBS Dr. Ademário Santos (bairro Brasil), UBS CAE II (bairro São Vicente), USF Vila Serrana, USF Jardim Valéria, USF Conveima, USF Solange Hortélio (Urbis II), USF Nova Cidade, USF Miro Cairo e USF Urbis VI.
A 2ª dose da CoronaVac/Butantan também será aplicada das 8h às 12h e das 14h às 16h, em seis unidades de saúde: USF Nelson Barros (Bairro Kadija), USF Nestor Guimarães (Bairro Jurema), USF Morada dos Pássaros, USF Urbis V, USF Pedrinhas e USF Recanto das Águas.
Nesta quarta-feira (8), a 1ª dose de vacina contra Covid-19 é aplicada na população maior de 18 anos da zona rural. Da remessa de 12 mil doses recebidas ontem pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), quase quatro mil foram distribuídas às equipes de vacinação de 15 localidades. São elas: Inhobim, Iguá, Dantelândia, Cercadinho, Capinal, Veredinha, Simão, São Sebastião, Lagoa das Flores I e II, São Joaquim, Pradoso, Bate-Pé e Cabeceira.
De acordo com um levantamento populacional da Atenção Básica do município, a estimativa é que ainda restam 11.402 pessoas com 18 anos ou mais que ainda não foram vacinadas na zona rural de Vitória da Conquista, por isso as 12 mil doses de vacinas foram totalmente destinadas para zona rural. Até a próxima sexta-feira (10), as equipes de imunização da Atenção Básica continuarão trabalhando para vacinar toda essa população.
A SMS reitera que a vacinação na zona rural é realizada somente por agendamento feito pela equipe da unidade de saúde de referência de cada localidade, que faz o chamamento das pessoas que serão vacinadas.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa ainda que a aplicação da 1ª dose nos pontos de vacinação da zona urbana voltará a acontecer assim que o município receber uma nova remessa, que está prevista para ser entregue nesta quarta (8).