Senado aprova aumento de salário para parlamentares, presidente, vice e ministros da República
Os senadores votaram aumento do salário para parlamentares, presidente, vice e ministros da República. A partir de primeiro de janeiro, os subsídios de deputados e senadores será igualado ao dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que é de R$ 39.293,00.
A partir de abril de 2023, os valores aumentarão para R$ 41.650,00, com aumento gradativo até 2025. Salários de servidores da Câmara dos Deputados e do Senado também foram aprovados nesta terça-feira (20).
O projeto foi apresentado nesta terça e teve a tramitação acelerada pelos deputados, que aprovaram um requerimento de urgência para a matéria. Com isso, ela pôde ser levada à votação diretamente no plenário sem que fosse analisada por comissões.
A votação do projeto foi simbólica, sem o registro individual de como cada deputado votou. O presidente da sessão no momento da análise da matéria, deputado Odair Cunha (PT-MG), apenas pediu aos parlamentares favoráveis à matéria que permanecessem como se encontravam. Houve pedido para que a votação fosse nominal, mas o requerimento foi rejeitado.
Por se tratar de um projeto de decreto legislativo, a matéria dispensa a sanção do presidente da República. Dessa forma, se o Senado também aprovar a proposta, a matéria será transformada em lei imediatamente.